sexta-feira, 29 de abril de 2016

Um Projeto por Mês - Chá com requeijão

O tempo tá voando! Nem senti passar abril e já chegou a última sexta-feira do mês, dia de mostrarmos o que desentralhamos, ou qual ideia tiramos do fundo do baú e colocamos em prática.
No meu caso, fiz as duas coisas, pois finalmente pintei uma caixinha de chá de MDF, que esperava por uma maquiagem há anos! Há anos mesmo, pois ela veio comigo na mudança, que foi há quase dois anos, e já estava há mais de ano comigo, lá em Porto Alegre, só esperando eu criar vergonha na cara!
 Aqui está, a caixinha de chá com roupa nova!
Pior, que pintei ela no ano passado, mas não estava convencida de usar o papel que eu tinha para o decoupage, até que, semana passada encontrei as maçãzinhas que vi numa caixinha, no Pinterest!
Esta é a caixinha que copiei, quer dizer, em que me inspirei para pintar a minha. :)
Do Pinterest, claro! 
E a ideia que estava guardada há anos, numa gavetinha da minha cabeça, era a de fazer requeijão em casa, e o impulso de colocar em prática, foi o fato de estarmos comprando leite fornecido por uma vaquinha de um vizinho, que além de ser leite purinho, sem água oxigenada, nem qualquer outra mistura, o preço está muito em conta, pois pagamos R$ 2,00 o litro. 
Fui na internet procurar uma receita, olhei várias e escolhi esta daqui.
É só ferver dois litros de leite.
Adicionar vinagre para talhar o leite.
Passar a coalhada por uma peneira. 
Eu usei um pano e uma peneira e deixei escorrendo um bom tempo.
Até ficar assim.
Aí, é só colocar a coalhada no liquidificador com 2 colheres de manteiga e sal. Eu coloquei um pouco de queijo também, mas acho, que foi muito pouco.
E a receita dizia para usar dois copos de leite. Eu coloquei duas conchas pequenas, que dá menos de um copo, e ficou muito líquido! 
Como tem que deixar na geladeira de um dia para o outro, deu uma endurecida, mas ficou parecido com Käse Schmier, e não com requeijão, e mesmo assim, ficou molenga. 
De dois litros de leite, rendeu um pote de requeijão e um pote de schmier cheinhos! Como um pote de requeijão está custando mais de R$ 4,00, está valendo a pena fazer em casa. 
Não ficou bem como eu queria, pois ficou molenga demais, mas o gosto ficou muito bom! Da próxima vez, não vou colocar leite e vou colocar um pouco mais de queijo.
E o café da manhã com um pão de milho feito em casa e o requeijão caseiro que não deu bem certo, ficou tri gostoso!
O título da postagem ficou estranho, né?! Chá com requeijão... mas faz sentido, não faz?
Não sei por que, mas lembrei do chá do Chapeleiro Maluco agora...
E com esta maluquice toda, apresento a minha participação da vez no projeto da bruxa Márcia. Para saber como participar, é só dar uma voadinha lá na caverna dela para saber como. 
E para ver o que as demais participantes aprontaram, é só ficar de olho nos links que ireia atualizando no decorrer da semana. E um ótimo final de semana a todos!

- Bruxa com Cômoda Escaninho 
- Andreza com Caixinha de Orações
- Jussara com Restaurando Bonecas

22 comentários:

  1. Oi Tiane!
    Sabe que toda vez que fala de chá lembro do Chapeleiro Maluco? (Até fiz um post destes uma vez rsrs). Gostei do título e do que aprontou!
    Só achei uma crueldade esse pãozinho exibido aí, com esse leitinho quente, esse queijo... hum... deu água na boca e por aqui está tão friozinho... Só falta chover agora.
    Aliás, que tempo bom pra uma remada de casais né? Assim um esquenta o outro rsrs.

    Achei que sua caixinha ficou bem charmosa, assim como a inspiração e finalmente saiu!!! O tempo que ela estava aguardando foi mais ou menos o tempo da cômoda rsrs, então, estamos juntas rsrs.

    Quanto à atualização de links, sem problemas. Manda esse requeijão com pão pra cá e fica tudo certo, blz? rsrs.

    Agora não sei qual mãozinha do zap-zap pq não tenho zap-zap, mas vou perguntar para o Silas que tem rsrs. Obrigada pelo carinho com meu trabalho. Eu disse que era praticamente um projeto de vida rs.

    Abraços esmagadores, bom evento por aí (quero ver o post depois) e lambeijos pra tropinha toda.

    ResponderExcluir
  2. Amei o porta chá, ficou muito fofo... Sobre o requeijão, muito legal de sua parte, procurar produtos mais saudáveis para sua família, eu também estou nessa fase e gostando muito das experiências. Já levei seu link. Um xeru!

    Sandra
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/2016/04/1-projeto-por-mes-lendo-biblia-sagrada.html

    ResponderExcluir
  3. Linda caixinha. Vou ai comer esse bolo com requeijão. Adorei a dica vou fazer.
    Bjos tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Tiane, lindaaaa!!!
    Amei a caixinha, achei delicada e com certeza te deu outra sensação, não é mesmo?
    Querida, e esse requeijão feito em casa??? Deve ter ficado DELICIOSOOO!!!
    Eu recebo leite em casa também e qualquer hora vou seguir sua inspiração! Obrigadíssima pela dica. Te amo mais agora do que antes. hahahahaaa

    Amada, que tenhas um lindo final de semana regado a coisas deliciosas desse cantinho, lindo do mundo, aí.
    Link na casinha já renovado, amiga.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Tiane, o sabor vale a pena!
    Fazer a nossa própria comida, é um dom maravilhoso (eu acho que eu não passei nessa fila quando doavam os dons), tenho certeza de que esse requeijão ficou uma delícia, ainda mais com bolo de milho, um cházinho ou um cafézinho... hummmmm, deu água na boca!
    Adorei a caixinha, linda!
    Levei o seu link!

    Beijos,
    Andreza Silva Souza
    www.detalheseartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola Tiane
    amei a repaginada na caixa, ficou lindinha.
    Que ideia boa fazer o requeijão em casa! Ainda mais que o leite é puro! Esse pão de milho é tentador! tem receita aqui no blog?
    Ideal para esse friozinho que tem feito no sl e sudeste!

    bj bom fim de semana

    ResponderExcluir
  7. Que menina danada! É arteira das boas.
    E o requeijão com "pão de mio"?
    Ah, que maldade! Ainda mais que faz frio por aqui!
    Parabéns por tudo!

    Bom finde!

    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Tiane, ai que delícia seu post! Fiquei com vontade desse pão com requeijão...
    A caixa de chá ficou linda! Estou levando o link comigo. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Tiane,que maravilha comprar um leitinho puro assim e além de tudo baratinho. Amei a caixinha,ficou linda,vou fazer uma para mim também,aqui em casa tomamos muito chá e as caixinhas ficam espalhadas no armário. Amei também a receita do requeijão,vou anotar para fazer,até a parte do vinagre eu já faço para fazer ricota.Bjss.

    ResponderExcluir
  10. Amei sua Caixinha de Chá, a receita de requeijão e fiquei de olho no seu pão de milho, com aparência deliciosa!
    Parabéns, Tiane, ficou linda a Caixinha, os chás agora terão melhor sabor.
    Feliz final de semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  11. Tiana,
    Que delicia de post, a caixinha ficou linda eu também gosto de decoupage apesar de não ter muita habilidade, vou tentando.
    Mas sobre o requeijão... morri!
    Eu amo, imagino que deva ser uma delicia e ainda por cima poder comprar o leite direto do produtor, isso sim é vida!
    Vou fazer essa receita (com leite de caixinha ou de pacotinho?) e depois te conto.
    Bjs

    Eli Martins
    www.encantadahome.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ah, meu marido ama pão de milho, tentei alguns não deram certo, me passa sua receit!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Nossa linda a caixinha a latinha,e a receita então foi a chave de ouro,amiga.
    Amei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Tiane! ^^
    Também fiquei com essa sensação este mês rsrs. Amei a ideia do requeijão caseiro e com esse pão de milho deve ficar uma delícia. Nunca tinha visto este tipo de pão, pois o pão de milho por aqui é o que chamamos também de cuscuz (sou simplesmente apaixonada hehe). Coisas de um país tão diverso, né?
    Quanto a caixinha de chá, uma belezura! ^^
    Levando o seu link!

    Um belo finzinho de semana para você! Bjim.

    ResponderExcluir
  15. Tiane, essa caixinha ficou linda demais! Demorou, mas valeu muito a pena. E esse requeijão! Dá vontade ir aí tomar um café, Rsrs. Amo essas receitas caseiras!
    Bom domingo! Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Oi Tici! Que caixinha linda! Estou numa fase muito mdf, porque estou fazendo curso de pintura decorativa. Esse seu requeijão me fez lembrar da minha adolescência que minha mãe comprava leite em vacaria e eu batia manteiga com a nata. Que manteiga maravilhosa. Imagino o requeijão deve ter ficado delicioso. E a gente ainda tinha que moer café num moedor manual. Meu avó trazia do Espírito Santo e torrava em casa. Na época era igual castigo kkkk. Hoje tenho saudade. Um beijo grande e um bom domingo. Gabriela Barreto

    ResponderExcluir
  17. Oi Tici, fiquei pensando se dou conta de fazer o requeijão, vc. fazendo pareceu fácil, mas eu ... não tenho muito jeito na cozinha rsrsrs

    A cx. de chá ficou linda, PARABÉNS!!!

    Adorei ver teus cachorros, aqui em São Paulo está frio também.

    Bjs. e ótima semana a vc., e família

    Audeni

    ResponderExcluir
  18. Voltei! E adorei a postagem, como sempre!

    ResponderExcluir
  19. Adorei a caixinha, tão linda! E o requeijão, que inveja... Também já tentei fazer cá em casa, mas infelizmente não tenho leite da vaquinha, só do pacote, que chego a duvidar que venha da vaquinha (horror!) e claro, não resultou. Buáááá! Tenho de esperar pelas minhas cabrinhas, um dia... :) Beijos e aproveita bem essas delícias do quotidiano, como diz a Pri.

    ResponderExcluir
  20. Oi Tiane,
    Adoro caixas de cha! Acredito por eu gostar muito dele. rsrs A sua ficou linda!
    Por aqui , tbm estamos apostando em produtos feitos em casa. Eu fiz ricota e ficou otima! Bjs e levei seu link.

    ResponderExcluir
  21. Oi Tiane,
    Adoro caixas de cha! Acredito por eu gostar muito dele. rsrs A sua ficou linda!
    Por aqui , tbm estamos apostando em produtos feitos em casa. Eu fiz ricota e ficou otima! Bjs e levei seu link.

    ResponderExcluir