sábado, 19 de abril de 2014

O abacateiro dos vizinhos

 Este é o pátio da casa dos meus pais onde tem um lindo e carregado pé de abacates. Tem tanto abacate, mas tanto abacate que os galhos estão bem perto do chão, dá para colher os abacates mais baixos sem nenhum sacrifício.
 O detalhe fica por conta de que na verdade, o abacateiro não é dos meus pais e sim, dos vizinhos deles. A árvore nasceu no pátio da casa da minha irmã, que vendeu a casa, pois foi morar em Florianópolis. Acho que o sonho do abacateiro sempre foi viver no pátio da mãe porque a copa dele está toda ali e todos os abacates caem no nosso pátio. No ano passado caiu um ou dois abacates no pátio dos vizinhos, todo o resto, no pátio da mãe, que adora perguntar para o vizinho se ele quer abacate. Aquela árvore encostadinha no muro, na foto acima, é o abacateiro.
 Eis que, dias desses caiu uma chuva com um pouco de vento e o galho maior que "invadia" o pátio da mãe quebrou e só não rompeu de vez porque ficou apoiado na cobertura onde fica o meu carro. Santa cobertura, que evitou estragos no carro e também evitou que o galho quebrasse de vez e tivéssemos que arrancar precocemente todos os abacates.
Como dá para ver, meus pais moravam no meio das duas filhas, minha irmã de um lado e eu do outro, por isso que me refiro ao pátio deles como o "nosso" pátio e, por isso que meu carro fica no pátio deles também, pois a entrada para a minha casa é feita pelo portão dos meus pais. 
 Agora sim, os abacates encostavam no chão.
Até os cachorros podiam alcançá-los e eles adoram comer abacate, diga-se de passagem!
Fiquei muito triste com a quebra do galho e levei um tempo para descobrir onde havia quebrado. Eu estava sozinha em casa, meus pais estavam na praia e o Leonardo trabalhando em outra cidade.
O muro já estava rachado mas ele mexeu mais um pouco com o tombamento do galho.
 Isso, que os abacates ainda não cresceram tudo o que costumam crescer,ainda estão pequenos.
 Resolvi aliviar o peso do galho tirando os abacates e galhos mais baixos.
 A gatinha Babette veio ajudar e brincar correndo atrás das folhas.
Deu bastante "sujeira" de galhos e folhas. Fiquei em dúvida se não seria melhor cortar todo o galho logo, mas não queria fazer isso porque ainda tem muitos abacates neste galho e não queria tirá-los tão cedo, além disso, a logística seria mais complicada e resolvi deixar esse trabalho para os homens. 
Para a minha alegria, pai, mãe e os vizinhos concordaram em deixar o galho como está até acabar a safra, depois vão decidir se cortarão apenas o galho ou toda a árvore, já que ela está forçando o muro. Tadinha! Ainda bem que já plantei um abacateiro no Recanto e tenho outras mudinhas aqui, esperando para viajar.
Este foi o resultado da  colheita forçada com a poda dos galhos. Tem abacate para dar e vender mas quem tá fazendo a festa mesmo, são os passarinhos, que ganham abacate todos os dias.

5 comentários:

  1. Oh, dó!
    Abacateiros são "moles" mesmo e quebram facilmente.
    Bem, acho que estou "ensinando o Pai Nosso ao vigário" mas, o lugar onde quebrou é uma porta aberta para a entrada de fungos e brocas e precisa ser "tratado", urgentemente, se vocês optarem por deixar a árvore ficar. Calda bordalesa no "ferimento" senão vão perde-la para as brocas.
    Um abraço! Boa Pascoa!
    Egléa

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Quanto abacate... mas ter uma árvore dessas em um pequeno espaço é realmente complicado... morro de dó de cortar mas muitas vezes é o melhor... estou com um pé de manga rosa na casa da minha mãe que eu plantei ( tem mais de 30 anos) morro de dó.. mas não sei se vou conseguir mantê-lo por muito tempo.. já tirei muda também...
    Linda gatinha!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Que pé enorme guria, queria ter um assim lá no mato...kkkkk
    As vezes é preciso podar para não causar estragos.
    Há 10 anos plantei uma mudinha no terreno do filho , essa semana colhemos os primeiros abacates , não sabia que demorava tanto para dar frutos... eu gosto de comer com açúcar e limão , também amo guaca-mole.
    linda semana bjsss

    ( seus sogros estão bem???

    ResponderExcluir
  4. Aqui no sitio tem um abacateiro de 3metros e até agora só vi um abacate dizem que o pé é novo.
    Como ele é muito próximo da casa sempre dou uma olhada para cima ja podamos alguns galhos.
    A ironia é que compro abacate no mercado quase toda a semana kkk.
    Ah! tbm tem um pé de amoreira enorme que não dá frutos o da vizinha carrega e foram plantados na mesma época.
    Adoro ver teus gatinhos amo...esses animais. No momento não tenho nenhum porque não fico só num lugar e aí fica dificil.
    Um bom outono p/ vcs no seu recanto...é a época de infestação de alguns insetos tem sempre que dar uma olhada na volta da casa e em algumas plantas.
    Abraços
    janicce.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tiane, é a Vi, aqui não temos abacateiro, não temos costume de comer tanto abacate.
    Mas fiquei com dó do seu abacateiro, que não aguentou a carga de abacates.
    Espero que tenham uma boa solução para ele, e que não precisem corta-lo.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir