segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Ranúnculos e prímulas?

Eu já tinha ouvido falar, ou melhor, o nome não me era estranho... a sogra e a cunhada compraram na floricultura, em Nova Petrópolis, e plantaram no canteiro da casa da Betina, irmã do Leonardo. 
Quase tive um troço quando vi, me apaixonei e passei a desejar um ranúnculo para chamar de meu.
 Leonardo sempre passa na mãe quando sai dos plantões e aí,  como quem não quer nada, pedi que ele fosse na floricultura para comprar uma flor, que quero dar para uma vizinha e, SE, por acaso tiver o ranúnculo, eu não ficaria triste se ganhasse um.
E eu não ganhei um, ganhei seis mudas de ranúnculos!!!
Os ranúnculos são flores de inverno, toleram muito bem geada... geada??? Nunca vi geada em Maquiné, muito menos, com o calor que anda fazendo neste inverno. E isso tem sido um problema para as minhas queridas flores de nome esquisito, pois elas estão sofrendo muito com o sol do inverno...
 Tive que colocar guarda-sol para amenizar o calor em cima delas. Isso, que plantei na floreira da janela da sala, que pega pouco sol, apenas o sol do começo do dia,  até umas dez horas da manhã.
Além de parecerem rosas, outra característica dos ranúnculos é que, após secarem suas flores e folhas, pode-se guardar o bulbo para replantá-lo no ano seguinte.
Minha mãe e minha sogra já tentaram e não deu certo. Pelo que li na internet, não é fácil mesmo, encontrar o ponto certo de umidade para manter o bulbo. 
Plantei eles na floreira dos gerânios, que estava precisando de uma limpeza. Ficou metade da floreira com ranúnculos e metade com os gerânios. Depois que os ranúnculos secarem, refaço a floreira com os gerânios. 
Os ranúnculos foram presente do Leonardo e da sogra, e na mesma leva vieram estas plantas, que achei lindas! 
A sogra disse que são prímulas. As prímulas que tive são diferentes mas, se houvesse cruza de raças como em cães, eu e minha ignorância, diríamos que elas são uma cruza de prímulas com violetas.  
Tô apaixonadas por elas, também! Elas estão dentro de casa e coloco na rua para tomar um solzinho de fim de tarde. 
Adoro plantas! Adoro flores! O Leonardo já sabe que quando for para me dar uma flor, nunca me dê um buquê! Me dê uma planta num vaso, que eu possa replantá-la depois, ou até, uma caixa de flores para plantar num canteiro. Quer me ver feliz, me dê flores! 

2 comentários:

  1. Oiiiiiii!!!!as primulas que conheço são diferentes rsrsrsrsr bem diferentes. Mas só o fato de ter ganhado ja fazem delas flores muito importantes. Muito fofo o Leonardo e imagino que vc tenha agradecido da melhor forma né. Eu por meu lado gosto dos Gladiolos rsrsrsrs palmas de defunto. mas não dou muita sorte quando mudei plantei mas de 50 bulbos mas o marido vivia capinando as plantinhas então poucos sobreviveram. Agora comecei novamente com crisântemos deseje-me sorte. num beijo da Eliane.

    ResponderExcluir
  2. Faço das sua frase a minha ...amo flores e todos já sabem me deem as que posso replantar.
    Nunca pensei que em pleno final de inverno íamos colocar sombrero para nossas plantinhas ..kkk que tempinho louco, meus physales estão recém nascendo quando já era para estar produzindo, os melões ovo sempre foram colhidos em Março recém saindo flores.

    Gostei das prímulas, são lindas.

    Bem parece que vem chuva ..já está ficando tudo seco.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Responderei aos comentários aqui mesmo ou se preferir, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato. Obrigada pela visita e pelo comentário!