quarta-feira, 19 de abril de 2017

Por onde voas passarinho? Diário de bordo do Verdinho - Parte 1

Era uma vez um passarinho verde e muito curioso, que resolveu ampliar seus horizontes e partiu, de mala e cuia, para conhecer novos lugares e fazer novas amizades.
Um belo dia, ele pousou na varanda do apartamento da Calu, no Rio de Janeiro (1). Conversa vai, conversa vem, Calu comentou com o pequeno passarinho, que ia encontrar uma amiga do sul, e curioso como ele só, também quis conhecer a Chica. Encontraram-se os três, no aeroporto e o pequeno passarinho verde gostou tanto da Chica, que resolveu ficar uns dias com ela, em Porto Alegre (2). Na capital dos gaúchos, ele viveu muitas aventuras, fez vários amigos e ganhou um nome: Verdinho. Apesar de estar adorando tanta novidade, o Verdinho decidiu que era hora de partir, e aceitando a sugestão da Chica, fez um pequeno vôo até Canoas (3), na região metropolitana de Porto Alegre, para conhecer a Lena e o seu lindo mato! Na casa do mato da Lena, ele se refrescou do calor na piscina dos humanos e na piscina dos passarinhos. Ah, os passarinhos... encontrou vários! Depois de se deliciar com as pizzas feitas pela Lena, o Verdinho voltou para Porto Alegre (4), para provar o famoso bolo da Lu ... nham! nham! Que delícia! Mas não foi só de bolo que o Verdinho se alimentou durante a estada na casa da Lú. Ele se alimentou de muita cultura também, pois leu alguns livros, dos muitos que a Lu tem na sua estante. A Lú ama ler e falou para o Verdinho, que ler é alimentar a alma e viajar no mundo da imaginação. "Viajar! Preciso viajar", lembrou o Verdinho, e perguntou para a Lú, como fazia para conhecer aquele lugar cheio de verde e de cães, que ela havia comentado com ele. "O Recanto?", perguntou a Lú.  "A Tiane e o Leonardo ficaram de passar aqui e podem te dar uma carona".
E assim, apesar da visitinha de médico, eu desvirtualizei mais uma amizade bloguística (existe esta palavra??), e trouxe o Verdinho para conhecer o Recanto, em Maquiné (5). 
Na chegada, fui mostrando um pouco do Recanto para o Verdinho. 
Esta é a casinha velha do Recanto, onde moramos eu, Leonardo, os cães, alguns gatos e outros bichinhos da natureza.
E esta é a varanda da futura casa, que está em construção. Olha a casinha velha lá embaixo, Verdinho!
 Verdinho, eu sei que gostaste da vista da varanda, mas hoje é Sexta-feira Santa e precisamos preparar alguns quitutes para o sábado e domingo. Tu me ajudas?  Vamos começar pelo pão de mel?
 Verdinho me ajudou a embrulhar as bolachinhas de mel, também, e já se aquerenciou na cestinha, com as fitas e embalagens.
 Bolachinhas prontas e embaladas. Agora, vamos preparar uma sobremesa para o meu pai?
 E o Verdinho ajudou no preparo destes, que eram para ser quindins para diabéticos, mas ficaram mais parecidos com queijadinhas. O importante, Verdinho, é que o pai adorou, né?!
E por fim, Verdinho, vamos fazer um rocambole de doce-de-leite para levar para a sogra?
E chegou o Sábado de Aleluia e eu, Leonardo,Tombinho e Verdinho pegamos a estrada rumo a praia de Torres, onde teria o almoço com meus pais e a família da minha irmã.
São menos de 100 km entre Maquiné e Torres, mas Tombinho e Verdinho estavam cansados e dormiram, um pouco, na viagem.
Levamos o Verdinho até o Morro do Farol, que tem uma bela e ampla vista da cidade de Torres. Depois, almoçamos e passamos o restinho do dia em família, voltando para Maquiné no final da tarde. 
No domingo de Páscoa pegamos a estrada de novo, para almoçar com a mãe e irmã do Leonardo, em Nova Petrópolis. No caminho, antes de chegar na BR 101, mostramos a Lagoa dos Quadros na estradinha de acesso ao Recanto. 
Muita chuva em São Francisco de Paula

Esta viagem é mais demorada, dá mais de duas horas de estrada, entre Nova Petrópolis e Maquiné, e pegamos muita chuva no caminho. 
Passando por Gramado

Para chegar a Nova Petrópolis, precisamos passar por belas paisagens das cidades serranas de São Francisco de Paula, Canela e Gramado. Infelizmente, por estar chovendo e estarmos atrasados para o almoço, não conseguimos fazer fotos.
Mas o Verdinho não se importou de não poder fotografar, pois estava com muita fome e se atracou nos bolos que a sogra preparou para os filhos Betina e Leonardo, as eternas crianças dela.
E vejam só, rolou até um namorinho com uma passarinha que mora na casa da irmã do Leonardo! Foi difícil convencer o Verdinho a pegar a estrada de volta para o Recanto. Ele queria ficar por lá, conhecer a cidade na companhia da bela passarinha mas, se convenceu que voar sozinho, com chuva, seria complicado e voltou com a gente para Maquiné.
Chegou cansado e foi dormir em seguida. Escolheu este ninho para ser seu, na sua estada por aqui. Disse ser aconchegante e doce o suficiente. 
Então, tá! Bom descanso, Verdinho! Dorme bem e descansa bastante, pois ainda teremos muita coisa para ver e fazer aqui no Recanto, antes da tua próxima viagem, que será em breve, apesar de ainda não saber ao certo, qual será o próximo destino.
Quem sabe, nesta tua última semana por aqui, não recebes um convite para alçar vôos mais altos, quem sabe, para outros estados? Quem sabe?

"Por onde voas passarinho?" é uma brincadeira criada pela Calu, do blog Fractais da Calu, cuja proposta é que o Verdinho viaje por muitos lugares fazendo uma interação entre blogs e criando novas amizades, novas histórias e aventuras.
Para conferir as aventuras anteriores deste passarinho, é só voar até os links abaixo:
- Calu
Chica
- Lena
-

16 comentários:

  1. Amei este texto. Senti muita simplicidade e amor na sua narração. bjo

    ResponderExcluir
  2. Uma história e tanto Tiane, como se aventurou esse verdinho...acho que se eu fosse ele ficaria por aí, deve ter adorado, e como viajou.

    Aposto que ele só ficaria na janela da casa nova espiando toda essa beleza.
    mas como é viajador, terá que partir....onde será? aguardaremos novas aventuras!

    bjssss querida amiga,


    Recado( a Cléo se tornou vó essa madrugada, mais duas fêmeas.)

    ResponderExcluir
  3. Que coisa linda essas aventuras do VERDINHO por aí! Teu post ficou lindo, detalhaste bem todos os lugares e ele andou aproveitando entre paisagens, teus cães, passeios legais! ADOREI! Ficou TRI LEGAL!

    Vamos ver pra onde esse danadinho viajante vai querer ir! Aguardemos! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Que lindinha a sua narrativa... Adorei essa interação, beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Cara, que louco!!! Tô xonada aqui e não conhecia essa interação da Calu. Depois, vou entrar em cada uma para ver, pois achei incrível!!!
    Quer dizer que esse menino voou tanto assim? Até com a Chica ficou? Que louco!!!
    Adorei ver sua foto com a Lu. Eu não conheço quase ninguém do blog, mas quem sabe um dia...
    A sua narração foi mágica e eu me encantei com o verdinho (sabe que amo passarinhos, né?), ele ficou lindo nas fotos e eu querendo ocupar seu lugar nos doces rsrs... bolachas, quindim/queijadinha rsrs e rocambole (amo doce de leite!!!). E aquele Nutella? Fala sério...
    Acho mesmo que o Verdinho devia voltar com a Passarinha, afinal fizeram um lindo casal.

    Agora, vc disse não conhecer algumas palavras que coloquei lá, mas eu não conheço "aquerenciou" rsrsrs, acho que ainda não tinha visto ou ouvido.

    Gostei de ver os peludos. Um estava vindo em sua direção na foto né?

    Quanto à leitura, é assim... devagar e sempre. Este mês achei que já ia terminar o do mês e começar outro, mas sem chance... Meus olhos estão muito cansados pela quantidade de trabalho aqui e acabo não tendo forças para abrir o livro no busão de volta pra caverna rsrs. Mas acho que vou conseguir terminar o de Abril.

    Semana que vem tem Projeto, já se situou? Eu tô atolada, nem sei se vou conseguir fazer algo... aff... o tic-tac me assombra como fazia com o Capitão Gancho rsrs.

    Feliz feriado, abraços esmagadores e lambeijos pra tropinha toda.

    ResponderExcluir
  6. Gente que historia linda vc contou pra mostrar as aventuras do Verdinho! e que ideia bacana essa da Calu. Escolha com carinho o proximo destino desse menino rsrsrsrsr Um beijo da Eliane.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Tiane
    Amei ler sobre o Verdinho por aqui.
    Ele deve ter adorado as aventuras...rs

    Agradeço a gentil visitinha.
    Deixo um abraço fraternal e o meu carinho nesta sexta-feira.
    Afagos para os seus Bichinhos lindos.
    Bom feriado!
    Verena e Bichinhos.


    ResponderExcluir
  8. Ah Tiane, ficou tão linda tua postagem ! E o Verdinho passeou bastante, e arranjou até namorada ! E quantos doces maravilhosos que ele te ajudou fazer ! Amei, ficou muito legal !! Teu Recanto é mágico ! Meu blog está me dando nos nervos, demora demais para abrir e não sei como resolver.
    Bom fim de semana ! Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  9. Que bela narrativa Tiane. O Verdinho integrado no día a día, Adorei! Você mora no paraíso, que felices deben ser os teus bichinhos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Owh, Tiane, estou emocionada com as lindas aventuras do Verdinho em tua calorosa companhia. Quantos passeios maravilhosos ele fez pelas lindas terras/recantos deste sul acolhedor e cheio de delícias e, se não fosse o bastante , ainda arrumou uma namorada catita, Ah este Verdinho está um sedutor de mão cheia, arrebatando corações por onde voa.Tua narrativa nos arrebata, Tiane, preenchendo com mais beleza o Diário de Viagem do nosso Verdinho sapeca.
    Lindas passagens, lindos recantos, lindas interações. Obrigada, menina arteira. Adorei saber de tudo por aí. Felicidades pra ti e família.
    Bjo festivo,
    Calu

    * em tempo: tive problemas com o pc desde (justamente) a sexta feira santa. Só hj o danado se recuperou.Estou aflita desde então por conta das visitas na blogosfera. Obrigada por esta interação maravilhosa e desculpe-me a longa falta.

    ResponderExcluir
  11. Olá, fui entrando, a casa é tão acolhedora, vim lá da Calu para te conhecer e claro ao verdinho, adorei tua narração, prendeu-me do inicio ao fim, encantador, bjos

    ResponderExcluir
  12. Tiane, há dias que eu estou com o pensamento em passar aqui no teu blog e cadê que dá?!
    E quando o tempo e eu nos encontramos, fui surpreendida após passar lá na Calu em saber que o Verdinho viveu dias alegres em tua companhia!

    Que delícia de postagem você criou! Acho que todos os que te leram, seguiu cada passo, cada paisagem, guloseima, paquera da pequena ave.
    E saber que chegou pessoalmente em tuas mãos, é mais especial ainda!
    Adorei! Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Olá Tiane,
    Narrou de forma maravilhosa a passada do Verdinho por aí. Realmente, nos traz grande alegria.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  14. Que iniciativa tão interessante! Como esse passarinho viaja, hein? Adorei viajar com ele e fiquei muito feliz com as amizades desvirtualizadas. Conheceste gente impecável! Parabéns e que as aventuras continuem!

    ResponderExcluir
  15. Que legal, o Verdinho fez farra pelo Sul antes de aparecer pelo nordeste.
    Lindo diário do Viajor que encanta por onde passa.
    Uma boa semana de paz e luz Tiane.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olá, Tiane! Estou chegando e já fui ficando... rsrsrs gostei daqui!

    O "Verdinho" está aqui comigo... talvez seja difícil agradá-lo, depois de tanto agrado que ele ganhou por aí... bem que achei ele meio gordinho...rsrsrs.
    Ele e o 'priminho' estão fofocando... Amanhã ele vai passear mais um pouco pela casa e vai voar aí pro RS novamente (pra casa da Sonia Tolfo).

    ABÇ
    JAN

    ResponderExcluir