quinta-feira, 20 de junho de 2013

Passeio de dia dos namorados?

 Leonardo e eu conseguimos mais uns dias para ir para o Recanto. Nossa ideia era ter ido na terça de noite, dia 11 de junho mas a dona Neusa, quem cuida da bicharada quando eu saio, não podia vir na quarta de manhã então, resolvemos sair depois que eu alimentasse a bicharada na quarta de manhã. 
Leonardo não perdeu tempo e sugeriu: "quem sabe a gente faz um passeio de dia dos namorados, então? A gente podia ir para Nova Petrópolis, almoçava com o pai e a mãe, passava no correio e depois descemos a Serra do Úmbu..." Ah, tá! Entendi tudo!  No meio do passeio tinha algo muito importante: passar no correio para buscar uma encomenda que só ele podia retirar! Muito espertinho! Mas como eu topo quase qualquer programa, foi o que fizemos. Saímos de Porto Alegre com o carro lotado, lotado de gente: Tombo, Pinheiro, Brigitte, Kin, Silene Seagal, Babette e Madruguinha. Ah, e mais eu e o Leonardo, e fomos para Nova Petrópolis, almoçamos lá com os sogros e depois passamos no correio. O interessante foi que chegamos em Nova com sol, entramos no restaurante com sol e quando olhamos pela janela, uma forte cerração havia tomado conta das ruas da cidade.
Do restaurante fomos para a agência dos correios, Leonardo entrou e eu fiquei no carro com os sogros e ficamos observando a cerração, que ora aumentava e ora quase sumia. A árvore da esquina era o nosso "termômetro", estávamos muito perto dela, mas em determinados momentos, ela quase desaparecia no meio da névoa.
 A loja do outro lado da esquina e qualquer outra coisa que houvesse por lá, desapareciam por completo, até que vinha um ventinho e levava a névoa embora por alguns momentos. 
  Este foi o nosso passa-tempo, já que o Leonardo demorou um bocado na agência dos correios.
De lá, fomos para a casa dos sogros tomar um chima rapidinho e juntar a tropa novamente para seguirmos viagem o quanto antes. Eu confesso que estava um pouco preocupada em fazer esse roteiro com toda bicharada dentro do carro, apesar de já termos feito uma vez, só que havíamos descido pela Rota do Sol, que aumenta a distância mas a estrada é toda asfaltada, já pela Serra do Umbú andaríamos um bom trecho em estrada de chão, que eu adoro mas temia que a bicharada ficasse muito agitada. 
Esses cães e gatos que costumam viajar conosco, são todos "marias-gasolinas", não podem ver o carro aberto que se enfiam para dentro. Quando começamos a arrumar o carro para sair, ficam todos meio nervosos em volta, ansiosos para entrar no carro e ficam quietinhos durante toda a viagem. Cada um já sabe o seu lugar, mas desta vez, as gatinhas Silene Seagal e Babette, que costumam ficar em cima do porta-malas com a Brigitte, resolveram viajar no banco traseiro com a Kin e o Pinheirinho, e o Madruguinha ficava um pouco no meio delas, outro pouco na caminha dele.
Assim que saímos da casa dos sogros com um pouco de cerração, encontramos o sol na estrada. Chegando em Gramado a cerração foi aparecendo mais, aos poucos, e assim foi durante toda a viagem, ora vinha uma nuvem de neblina, ora o sol dava o ar da sua graça. Mas a bicharada não tava nem aí para o que acontecia na rua, todos dormiam tranquilamente. Ou quase todos...
Trumbico adora uma estrada de chão! Gosta de viajar com a cabeça para fora da janela, mas o convenci a ficar olhando a paisagem de dentro do carro, até porque, na rua a temperatura estava um tantinho mais baixa.
 A paisagem dos Campos de Cima da Serra é espetacular! 

"Os Campos de Cima da Serra ficam no nordeste gaúcho, na parte mais alta do “Rio Grande”, onde as nuvens fazem sombra nas montanhas. A leste estão os cânions dos Aparados da Serra e ao norte a Serra Catarinense. Junto às regiões vizinhas, como Hortênsias e Uva e Vinho, os Campos de Cima da Serra formam um dos mais belos destinos turísticos da Serra Gaúcha.
O roteiro é formado por dez cidades: Bom Jesus, Cambará do Sul, Esmeralda, Jaquirana, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Pinhal da Serra, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Vacaria." Fonte: http://www.rotacamposdecimadaserra.com.br/consorcio.php

Foto do Leonardo

 Dos municípios dos Campos de Cima da Serra, nós só passamos por São Francisco de Paula. Saímos de Nova Petrópolis, na serra gaúcha, passamos por Gramado, Canela e São Francisco de Paula, onde pegamos a estrada que vai para a Serra do Umbú. Descendo a Serra do Umbú chegamos em Barra do Ouro, distrito de Maquiné e assim, já estamos em Maquiné, no litoral gaúcho. É um passeio que vale à pena! Eu recomendo!
 Aqui, começando a descer a Serra do Umbú, bem no finalzinho da tarde. Chegamos em Maquiné junto com a noite. Liguei para mãe, que não sabia que faríamos esse passeio, e ela perguntou, um pouco apavorada: "mas com toda essa bicharada??". Eu respondi que os bichos se comportaram melhor do que uma única criança. Não sou contra crianças, adoro elas, mas sinceramente, fazer viagem com crianças não é tarefa fácil. Os bichos não reclamaram de nada, em momento algum! Dormiram a viagem toda, não ficaram reclamando "tô com fome! Tô cansado! Tô enjoado! Falta muito?". Meus pais não cansam de contar que eu era a campeã em fazer esta pergunta, a cada 5 quilômetros eu perguntava quantos quilômetros faltavam para terminar a viagem. Ô guriazinha chatinha!!!!
 E assim foi o nosso dia dos namorados! No dia seguinte, no Recanto, demos continuidade a nova obra do Recanto. O que será??? Não percam as cenas dos próximos capítulos...
Eu e Leonardo aprontando alguma no Recanto. 
Foto do Tiago

2 comentários:

  1. Nossa tu tem que me ensinar a acalmar os bichos. Os lá de casa fazem terror para ir até a pet tomar banho...kkk. Imagina passear então.
    Uma pena pois iria adorar leva-los pra passear.
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  2. uma família cheia de patas!
    certamente eles são melhores viajantes q crianças e até que alguns adultos... hehehe
    bjs

    ResponderExcluir